Tem caju? Tem sim, senhor!

 

O Caju é nativo do Brasil e vem sendo utilizado pelas populações locais muito antes da chegada dos portugueses. Há vários e vários séculos que os indígenas utilizam o seu suco para fermentação e a castanha e a polpa como base de diversos alimentos. Foi com a chegada dos portugueses, entretanto, que o Caju foi levado também para África e Ásia, onde fez muito sucesso. Hoje em dia, o maior produtor de Caju do mundo é o Vietnã.

 

Uma curiosidade: é muito comum pensarmos que o Caju é um fruto, mas a nomenclatura correta é pseudofruto. Isso porque aquela parte macia, com sabor característico e cor que varia entre laranja e vermelho é, na verdade, um pedúnculo floral, uma estrutura de ligação entre a flor e a castanha - essa sim o fruto de verdade. Curioso, não?

 

O Caju é extremamente suculento, rico em Vitamina C e um sucesso absoluto quando utilizado para sucos, geleias e doces. Outra receita  muito característica é a Cajuína, uma bebida não alcoólica típica do Nordeste brasileiro, sendo, inclusive, considerada patrimônio cultural do Estado do Piauí. E não podemos nos esquecer da preciosidade que é a castanha de caju, torradinha e salgadinha, não é mesmo?

 

Na YVY, o Caju é ingrediente fundamental do gim TERRA, além de ser a escolha de vários mixologistas para drinks marcantes e deliciosos. Vai um Caju Amigo (https://www.yvydestilaria.com.br/m/receitas/6009caeedcff7a1922576d1a/caju-amigol) aí?